segunda-feira, setembro 13, 2010

Artigo: O Futuro da Notícia Paga

O futuro da notícia paga


Como um jornal ganha dinheiro?

O lucro de um jornal não está ligado ao preço dos seus exemplares, o esgotamento de uma tiragem é a prova de que (provavelmente) ele está sendo lido por um grande número de pessoas, com muitos leitores mais anunciantes querem espaço nas páginas, gerando mais receita para o jornal.

Seu preço serve principalmente para selecionar a classe social do leitor, agregar valor ao produto e pagar ao varejista. Prova disso é que encontramos vários jornais gratuitos, mas é impossível encontrar jornais sem anúncios.
O problema da imprensa atualmente não é o Fulano típico que deixa de comprar o jornal para ler as notícias na internet, o problema é o excesso de informação.

A internet trouxe a abundância de informação, com o excesso de informação a população se tornou menos atenta e o desafio dos meios de comunicação é conseguir informação relevante para continuar chamando a atenção das massas.

É imbecil cobrar pela informação em um mundo tão saturado dela como o atual, a solução é fazer como os nossos avós, não cobrar ao leitor pela informação e sim aos anunciantes pela influência que somos capazes de ter com ela.

A internet é um reflexo do mundo real e como acontece off-line, a publicidade torna a informação gratuita para atrair a atenção e vender um produto ou serviço que costuma ser pago.
Vai ser assim com a internet, produtos pagos tornando notícias gratuitas em troca de publicidade.

Nenhum comentário: