sexta-feira, dezembro 03, 2010

ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES, AGROECOLOGIA E PLANTAS MEDICINAIS CONTOU COM REPRESENTANTE DE SEARA



Aconteceu entre os dias 26 a 28 de outubro de 2010, na cidade de Campina Grande, Paraíba, o Encontro Nacional das Mulheres, Agroecologia e Plantas Medicinais. O objetivo do evento foi o de dar maior visibilidade ao papel que as mulheres desempenham em suas comunidades e buscar estimular a articulação de alianças e redes regionais e nacionais que permitam a criação de um novo estava o modelo de desenvolvimento e implicações na vida das mulheres e plantas medicinais, além de uma maior disseminação das experiências conduzidas em escala local.
No primeiro dia, as participantes vivenciaram um momento muito especial de mística e sensibilização na abertura do encontro. Logo em seguida, Maria Emilia Pacheco, diretora da Fase e integrante do Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), facilitou um debate sobre o modelo de desenvolvimento e suas implicações na vida das mulheres.

Já no segundo dia do encontro, as mulheres puderam presenciar uma experiência do Coletivo Regional Cariri, Curimataú e Seridó. Elas participaram de uma visita à propriedade da família de Dona Socorro (agricultora integrante do Coletivo Regional) na comunidade Lajedo da Timbaúba, município de Soledade/PB. Conheceram o arredor da casa de D. Socorro e trocaram experiências sobre a história da família e as plantas medicinais que ela cultiva. 

A agricultora contou sobre tudo o que conquistou através das atividades de formação que participou junto ao Coletivo e com as implementações como a cisterna de placa adaptada pra roça e o biodigestor, adquiridos durante a primeira e segunda fase do projeto Água no Semiárido, financiado pela Petrobras.

As participantes retornaram ao local do evento no fim do dia e participaram de mais uma atividade da programação: a “Feira de Saberes e Sabores”. Nela, as representantes de diversas regiões do Brasil presentes, apresentaram seus produtos regionais e agroecológicos e também puderam partilhar mais uma vez suas experiências e conhecimentos.

As participantes do encontro discutiram temas ligados aos processos envolvendo a evolução da agricultura desde o final dos anos 60 com a chamada revolução verde, não só foi imposto o uso dos agrotóxicos e adubos sintéticos mas com o modelo também se deixou usar um pouco da medicina preventiva e seus conhecimentos em ervas medicinais.
As participantes retornaram ao local do evento no fim do dia e participaram de mais uma atividade da programação: a “Feira de Saberes e Sabores”. Nela, as representantes de diversas regiões do Brasil presentes, apresentaram seus produtos regionais e agroecológicos e também puderam partilhar mais uma vez suas experiências e conhecimentos.

O principal debate do último dia do encontro foi abordado foi sobre a politica nacional de plantas medicinais e acesso a biodiversidade com as debatedoras Diana Moraes, do Centro Nordestino de Medicina Popular, e Ana Carolina, advogada da Ong Terra de Direitos/GT Biodiversidade, da qual falou sobre leis e decretos dos legalizam e amparam legalmente a produção e utilização de plantas mediciansi, mas que ainda existem pontos a serem ampliados pelo Poder Público.
As Agricultoras de todo o Brasil são guardiãs de um saber cultural secular sobre as formas de cultivar, as qualidades e propriedades de diversas plantas do território brasileiro. O valor medicinal e a função destas plantas para a saúde humana e animal são informações que devem ser reconhecidas, fortalecidas e valorizadas. 

O caminho das plantas e ervas medicinais está sendo construído aos poucos, e um dos caminhos necessários que precisa ser fortalecido é que o povo brasileiro enxergue essa realidade para também ter uma alternativa para as pequenas propriedades rurais.
Na opinião de Diva Vani Deitos (Seara) o objetivo do encontro foi alcançado: mostrar o potencial das plantas medicinais e o papel exercido pelas mulheres na agricultura. Isso vem garantindo, pouco a pouco, que o resgate e a socialização dos conhecimentos e valores agroecológicos, junto ao cultivo das plantas medicinais sejam espalhado pelo Brasil e pelo mundo.

Nenhum comentário: