quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Quem faz o Corel?

A Corel é uma empresa canadiana (canadense) com sede em Ottawa. Produz e edita programas de computador relacionados com a ilustração gráfica (Coreldraw). Criou um sistema operacional Corelinux e recentemente adquiriu o Paint Shop Pro.

A Corel elaborou e é mantenedora do Corel Draw, software vetorial para desenho e layout de página, considerado por muitos como o melhor em seu segmento. Contudo também divide opiniões, alguns acham que o Corel Draw é pesado, instável e, por ter muitos recursos, acaba minando a engenhosidade do usuário.

Em 1999, a Corel tentou criar o Imac da plataforma PC, lançando o CorelLinux. A ele agrega a sua suíte Corel Draw, o Corel Wordpefect e distribui gratuitamente o Photopaint, como merchandising para seu novo produto. Não obtém o lucro esperado e, por isso, abandona o segmento Linux. Analistas afirmam que a injeção de 200 milhões de dólares por parte da Microsoft na empresa, que em 2001 estava em crise, teve como condição o desligamento de qualquer atividade que envolvesse tal sistema operacional.

Ainda em 2004 a Corel tinha a intenção de voltar-se para o segmento Linux mais uma vez, lançando seu Wordperfect, a sua suíte para produção em escritório. Contudo, desistiu dos planos.

Diante do monopólio da Microsoft no mercado de sistemas operacionais e suítes para escritório, a Corel teve grandes dificuldades em lograr êxito com o Linux e com o Wordperfect, mas permanece imbatível com o seu CorelDraw. Atualmente, entretanto, vê-se as voltas com vários similares a seu vetorial, no mercado: Illustrator, Freehand, Inkscape, XaraX


www.wikipedia.org

Nenhum comentário: