terça-feira, agosto 15, 2006

Editoração gráfica

Editoração gerenciamento da produção de publicações de caráter periódico e não periódico, como livros, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Mais recentemente, a produção editorial foi elevada a todo tipo de material de comunicação impresso ou eletrônico, reproduzido em gráfica ou em série, como CDs, fitas e até websites e CD-Roms.

Editoração é também uma atividade profissional de jornalismo, Biblioteconomia e design gráfico.

No Brasil, a editoração é também uma das habilitações de cursos de graduação em Comunicação Social. Diferencia-se da Produção Editorial, carreira mais técnica.

Com a evolução da editoração é necessário que o profissional que tenha um conhecimento equilibrado de design gráfico e jornalismo. Hoje, nota-se um aumento de escolas que oferecem o curso de editoração, mas a maioria volta-se para apenas alguns dos muitos aspectos que a editoração abrange.

"Apesar de haver uma proliferação de cursos, eles acabam enfocando a editoração eletrônica, o desenho gráfico (design gráfico) e não a formação de editores com um olhar crítico. Para isso, o aluno precisa de uma formação muito mais ampla indo desde a parte humanística com aulas de literatura, criação de textos até a parte de marketing, que seria a recepção do produto pelo consumidor", diz Plínio Martins Filho, professor da ECA e diretor-presidente da Editora da USP (Edusp).

Nenhum comentário: