terça-feira, novembro 30, 2010

APACO COMEMOROU 21 ANOS DE FUNDAÇÃO


Associação foi a pioneira na organização de agricultores familiares no Oeste Catarinense
A Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), comemorou na última segunda feira, dia 29/11, 21 anos de sua fundação, com êxito nas ações que vem desenvolvendo em prol da agricultura familiar.  O evento reuniu agricultores familiares, dirigentes de associações ligadas a agricultura, autoridades políticas e convidados.

 A APACO é uma organização não governamental sem fins lucrativos que congrega, organiza e defende os interesses dos agricultores familiares de todo o grande oeste catarinense. Teve sua origem nos movimentos sociais do final dos anos 80 no trabalho pioneiro do Bispo Dom José Gomes, o patrono da luta pelas causas sociais e dos agricultores.

A fundação da associação se deu no dia 20 de novembro de 1989. Seu papel original foi de reunir os agricultores familiares através de uma trabalho de capacitação permanente, assistência técnica e organização. O papel original da APACO foi o de reunir os agricultores familiares através de um trabalho de capacitação permanente, assistência técnica e organização.

Em sua história de lutas e conquistas, a APACO trabalhou com diversos programas e projetos, com ênfase na organização da rede de credito solidário, que originou o sistema de crédito da CRESOL. A organização de produtores da cadeia do leite originou a maior cooperativa do segmento no estado, com a criação da ASCOOPER.
A partir do ano 2000, a APACO direcionou suas atividades para a agregação de renda para os pequenos agricultores, fomentando um dos programas mais bem sucedidos na criação, suporte e organização de agroindústrias familiares. Um dos principais marcos é a Marca Sabor Colonial, que possui mais de 600 produtores, mais de 160 agroindústrias e quase mil e cem produtos certificados em diversos mercados de todo o estado catarinense. A agroindústria familiar é um segmento em constante expansão, tanto que no ano de 2010 foi organizada uma nova cooperativa central apenas para gerenciar os produtos oriundos dos produtores associados ao Sabor Colonial.

A associação mantem a sua origem junto aos pequenos agricultores, tendo com um de seus principais norteadores a organização da produção de alimentos sem a utilização de agrotóxicos e do fomento e o apoio das agroindústria familiares de pequeno porte.

De acordo com a atual coordenada, Diva Vani Deitos, a associação tem construído uma trajetória afinada com as questões relativas ao desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. “Completar 21 anos é um fato que engrandece nossa trajetória e nos coloca novos desafios para a agricultura familiar. A todos os desafios buscamos responder com união, participação e otimismo”, diz a coordenadora, reforçando que todos os agricultores familiares, técnicos, colaboradores e lideranças fazem parte das conquistas da APACO.

lembranças

formspring.me

Perguntem qualquer coisa... http://formspring.me/sbardelotto

quinta-feira, novembro 25, 2010

Relatórios de Visita do site


Visualizações de página por país
Brasil
929
Estados Unidos
279
Canadá
36
Reino Unido
13
Rússia
11
México
10
Cingapura
10
Alemanha
3
Polônia
2
Dinamarca
1

Vereadores discutem projetos na terceira sessão ordinária de Novembro na Câmara de Guatambu


Os Vereadores do Poder Legislativo Guatambuense reuniram-se na última quinta feira, dia 18/11, na sala de comissões para discutir projetos de interesse da população do município. 

Na pauta está o projeto de lei originado no Poder Executivo que trata dos recursos para a Festa de Aniversário da cidade de Guatambu.

Comissões Permanentes realizaram sessões conjuntas para analisar os projetos.
A cidade de Guatambu realizará uma série de celebrações em comemoração aos 19 anos de emancipação política e administrativa. Os Vereadores analisaram e deram parecer positivo ao projeto que disponibilizará suplementação de recursos para as cerimonias e as festividades programadas.

Mesa Diretora da Câmara de Guatambu: Presidente Antonio Francisco Rosa Neto (centro), Vereador Silvestre Favaro a esquerda e o Vereador Norton Salomão Schneider a direita.
Sessão Ordinária
Por deliberação dos Vereadores em reunião conjunta das Comissões Permanentes, foram inclusos na pauta os processos 70, 74 e 75/2010.

Na reunião do dia 25/11 serão analisados em segunda votação e discussão os projetos 70, 74 e 75/2010. As comissões irão se reunir as 16 horas e o ínicio da sessão ordinária está marcado para as 17 horas.

Programação das Atividades do Aniversário de Guatambu

10/12/2010
Abertura Oficial das Comemorações do aniversário de emancipação política e administrativa de Guatambu/SC. Noite Cultural. Local Ginásio de Esportes. Horário 19h30
11/12/2010
Jogos de Integração da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC). Local Sede dos Veteranos. Horário 8h.
Festa do Peru. Local Pavilhão Comunitário de Guatambu. Horário 21hs
12/12/2010
Natal Luz e da Família
Encerramento das comemorações do aniversário do Município de Guatambu. Show Pirotécnico. Local Ginásio de Esportes. Horário 20hs

Elvis - lembranças

segunda-feira, novembro 22, 2010

Petição Pública

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar a petição online: «Petição Contra aquisição de licenças Windows 2008 pelo governo de Santa Catarina »

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4103

Pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigado,
Gelsom Sbardelotto 

sábado, novembro 20, 2010

Design moderno

Design moderno
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo design moderno se refere a uma prática e ideologia de design que têm suas origens no século XIX. Além de ser o estílo característico de design da primeira metade de século XX.

No final do século XIX, em função do desenvolvimento da novas tecnologias indústriais, especialmente no Grã-Bretanha, houve uma necessidade em se criar uma divisão clara entre o artista plástico e o designer.

"O conceito de arte pela arte, de um objeto belo que existe apenas pelo seu valor estético, não se desenvolveu até o século XIX. Antes da revolução industrial, a beleza das formas e imagens criadas pelas pessoas estavam ligadas à sua função na sociedade." (Philip Meggs, A history of Graphic Design).

quarta-feira, novembro 17, 2010

O que é agricultura familiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados,fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.[1]
Segundo o economista Ricardo Abramovay, da FEA-USP, tal oposição é de natureza social - entre a agricultura que se apoia fundamentalmente na unidade entre gestão e trabalho de família e aquela em que se separam gestão e trabalho. De acordo com o economista, o modelo adotado pelo Brasil, o patronal, não foi o que prevaleceu em países como osEstados Unidos, onde, historicamente, a ocupação do território baseou-se na unidade entre gestão e trabalho, e a agricultura baseou-se inteiramente na estrutura familiar. Abramovay ressalta que os países que mais prosperaram na agricultura foram aqueles nos quais a atividade teve base familiar e não a patronal, enquanto que os países que dissociaram gestão e trabalho tiveram como resultado social uma imensa desigualdade.[2]

Conceito de agricultura familiar

No Brasil, a agricultura familiar foi assim definida na Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006:[3]
Art. 3º Para os efeitos desta Lei, considera-se agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos:
I - não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais;
II - utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento;
III - tenha renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento;
IV - dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família.
§ 1º O disposto no inciso I do caput deste artigo não se aplica quando se tratar de condomínio rural ou outras formas coletivas de propriedade, desde que a fração ideal por proprietário não ultrapasse 4 (quatro) módulos fiscais.
§ 2º São também beneficiários desta Lei:


I - silvicultores que atendam simultaneamente a todos os requisitos de que trata o caput deste artigo, cultivem florestas nativas ou exóticas e que promovam o manejosustentável daqueles ambientes;
II - aquicultores que atendam simultaneamente a todos os requisitos de que trata o caput deste artigo e explorem reservatórios hídricos com superfície total de até 2ha (dois hectares) ou ocupem até 500m³ (quinhentos metros cúbicos) de água, quando a exploração se efetivar em tanques-rede; III - extrativistas que atendam simultaneamente aos requisitos previstos nos incisos II, III e IV do caput deste artigo e exerçam essa atividade artesanalmente no meio rural, excluídos os garimpeiros e faiscadores; IV - pescadoresque atendam simultaneamente aos requisitos previstos nos incisos I, II, III e IV do caput deste artigo e exerçam a atividade pesqueira artesanalmente.

Importância econômica



Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 58% do leite, 59% do plantel desuínos, 50% das aves e 30% dos bovinos. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas, sendo que a metade delas está na Região Nordeste. Esses estavelecimentos representavam 84,4% do total, mas ocupavam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Já os estabelecimentos não familiares representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da sua área. [4].[1]
Segundo o último Censo Agropecuário, a agricultura familiar responde por 37,8% do Valor Bruto da Produção Agropecuária. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar, aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura.
Entre os estados brasileiros, a agricultura familiar tem especial destaque no Paraná. Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores estão vinculados à agricultura familiar. O Paraná tem uma expectativa de safra de 30 milhões de toneladas de grãos, e mais de 50% do valor bruto da produção vem da agricultura familiar. 1/3 das terras do estado são agricultáveis, e a maior parte está em propriedades com menos de 50 hectares. [5]

Feira nacional


Em outubro de 2009 realizou-se no Rio de Janeiro a VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, na Marina da Glória. O evento teve suas quatro primeira edições em Brasília, sendo esta a segunda no Rio de Janeiro. Seu objetivo é divulgar a importância do setor para a economia brasileira, pois responde por 70% dos alimentos consumidos no pais, e por 10% do PIB.[6]
Em junho de 2010, realizou-se a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, em uma área de 30 mil m² montada na Concha Acústica do Lago Paranoá, em Brasília. O evento reuniu 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País, além de incluir uma extensa programação cultural. [7]

Referências

  1. ↑ a b O Desafio da Agricultura Familiar. PORTUGAL, Alberto Duque. in: Embrapa, artigos, 07/12/2004 (acessado em setembro de 2009)
  2.  Agricultura familiar predomina no Brasil. Revista Com Ciência, 10 de outubro de 2002.
  3.  Notas técnicas ao Censo Agropecuário de 2006
  4.  Censo Agropecuário - Agricultura Familiar 2006 Agricultura familiar ocupava 84,4% dos estabelecimentos agropecuáriosIBGE. Comunicação Social, 30 de setembro de 2009
  5.  Com sua forte agricultura familiar, Paraná espera o biodiesel Carta Maior, 20 de abril de 2008.
  6.  Notícia, Canal Rural, de 15 de setembro de 2009 (acessada em 30 de setembro de 2009)
  7.  VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária chega à orla do Paranoá.