quinta-feira, agosto 05, 2010

Debate sobre direitos da mulher movimentou Chapecó

Iniciativa do Fórum da Mulher Vereadora da ACAMOSC reuniu especialistas de diversas áreas


A cidade de Chapecó foi sede na última quarta feira (04/08) de reunião do Fórum Permanente da Mulher Vereadora. O evento contou com um debate sobre Direitos da Mulher. Entre as palestrantes estiveram presentes a Delegada Regional de Polícia de Chapecó, a Dra. Tatiana Klein Samuel, além Maria Salete Souza Neto, assistente social do Fórum da Comarca de Chapecó, da Senhora Adriana Maria Gottardi, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de Rosangela Maria Huning, assistente social e coordenadora do Abrigo da Mulher da cidade de Chapecó.
O objetivo do Encontro foi apresentar e articular os conceitos do gênero, desigualdades e violência contra as mulheres, apresentando aos presentes informações sobre Lei Maria da Penha e sua utilização, promovendo a compreensão da importância da Lei dentro do sistema de proteção dos direitos humanos das mulheres.

A Delegada Regional Tatiana Klein Samuel apresentou o funcionamento da delegacia da mulher da cidade de Chapecó e apresentou os trabalhos realizados durante o período onde esteve a frente do órgão. Seu principal ponto apresentado as presentes foi uma explicação gererico do funcionamento da Lei Maria da Penha.

Na continuidade dos trabalhos, a assiste social do Fórum da Comarca de Chapecó, a senhora Maria Salete Souza Neto, apresentou os trabalhos da justiça restaurativa. A iniciativa do trabalho com as vítimas e seus vitimizadores foi iniciado com a Lei Maria da Penha.

A conclusão das apresentações contou com a representante do abrigo municipal de Chapecó, Rosangela Maria Huning, que explicou o funcionamento e a forma de trabalho da entidade em face as mulheres vítimas de agressões no municipio.

O Fórum da Mulher Vereadora

O Fórum Permanente da Mulher Vereadora foi criado com a idéia de formar grupo representativo de gênero, fortalecido com união, troca de experiências, valorização e responsabilidade, visando a aquisição e aprimoramento de conhecimentos, desta forma motivando a participação das mulheres da região na política, através de espaços de discussões relativas às questões de gênero, aos direitos sociais e políticos das mulheres e buscando através de ações concretas o reconhecimento por parte da sociedade, sobre a importância do envolvimento da mulher na política.

Segundo a Presidente do Fórum, a Vereadora Silvana Maria Bugnotto, o tema das palestras e o debate foram de grande valia para as mulheres presentes: “A lei Maria da Penha é uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência intra-familiar, à violência doméstica e à violência contra a mulher. A ACAMOSC está trabalhando arduamente para levar o conhecimento legal para as suas associadas na busca dos direitos femininos. Queremos que a mulher tenha uma maior inserção na sociedade, com fortalecimento de sua participação na vida pública”.

Nenhum comentário: