Associação foi a pioneira na organização de agricultores familiares no Oeste Catarinense
A Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), comemorou na última segunda feira, dia 29/11, 21 anos de sua fundação, com êxito nas ações que vem desenvolvendo em prol da agricultura familiar. O evento reuniu agricultores familiares, dirigentes de associações ligadas a agricultura, autoridades políticas e convidados.
A APACO é uma organização não governamental sem fins lucrativos que congrega, organiza e defende os interesses dos agricultores familiares de todo o grande oeste catarinense. Teve sua origem nos movimentos sociais do final dos anos 80 no trabalho pioneiro do Bispo Dom José Gomes, o patrono da luta pelas causas sociais e dos agricultores.
A fundação da associação se deu no dia 20 de novembro de 1989. Seu papel original foi de reunir os agricultores familiares através de uma trabalho de capacitação permanente, assistência técnica e organização. O papel original da APACO foi o de reunir os agricultores familiares através de um trabalho de capacitação permanente, assistência técnica e organização.
Em sua história de lutas e conquistas, a APACO trabalhou com diversos programas e projetos, com ênfase na organização da rede de credito solidário, que originou o sistema de crédito da CRESOL. A organização de produtores da cadeia do leite originou a maior cooperativa do segmento no estado, com a criação da ASCOOPER.
A partir do ano 2000, a APACO direcionou suas atividades para a agregação de renda para os pequenos agricultores, fomentando um dos programas mais bem sucedidos na criação, suporte e organização de agroindústrias familiares. Um dos principais marcos é a Marca Sabor Colonial, que possui mais de 600 produtores, mais de 160 agroindústrias e quase mil e cem produtos certificados em diversos mercados de todo o estado catarinense. A agroindústria familiar é um segmento em constante expansão, tanto que no ano de 2010 foi organizada uma nova cooperativa central apenas para gerenciar os produtos oriundos dos produtores associados ao Sabor Colonial.
A associação mantem a sua origem junto aos pequenos agricultores, tendo com um de seus principais norteadores a organização da produção de alimentos sem a utilização de agrotóxicos e do fomento e o apoio das agroindústria familiares de pequeno porte.
De acordo com a atual coordenada, Diva Vani Deitos, a associação tem construído uma trajetória afinada com as questões relativas ao desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. “Completar 21 anos é um fato que engrandece nossa trajetória e nos coloca novos desafios para a agricultura familiar. A todos os desafios buscamos responder com união, participação e otimismo”, diz a coordenadora, reforçando que todos os agricultores familiares, técnicos, colaboradores e lideranças fazem parte das conquistas da APACO.