terça-feira, agosto 29, 2006

DTP


Desktop publishing (também conhecido pelo acrónimo DTP), paginação electrónica ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora. O utilizador cria layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como o QuarkXPress, Adobe InDesign, Adobe PageMaker, PageStream, RagTime, Scribus, Microsoft Publisher, Apple Pages e o CorelDraw. Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se a gráficas.

O desktop publishing surgiu em 1985 com o programa PageMaker da empresa Aldus Corporation e com a impressora LaserWriter da Apple Computer. A possibilidade de criar layouts WYSIWYG em monitores, e de seguida, imprimir (a apenas 300dpi na altura), foi revolucionária, quer para a industria gráfica, quer para a industria de computadores pessoais. A designação desktop publishing é atribuida a Paul Brainerd, fundador da Aldus Corporation.

Editoração eletrônica

Editoração eletrônica ou "DTP - Desktop Publishing", permite que um digitador, operando um micro com vídeo, com programas que unem o escritório moderno às artes gráficas, execute o trabalho de toda uma equipe, desde o lay-out, passando pela edição de texto, até a separação de cores. É a criação de documentos no computador, como páginas da Web, folhetos, posters, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.

terça-feira, agosto 15, 2006

Web design

O web design é uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.

O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a programação, adoção de webstandards, inovações nos recursos dos navegadores em conjunto com o design gráfico, estão em constante evolução afetando diretamente esta atividade.

A preocupação fundamental em web design é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva.[editar]

Planejamento estratégico

Como todo trabalho de design, é necessária uma análise informacional, a partir de um briefing. Detectar corretamente o objetivo do projeto é essencial para um bom planejamento, de modo que as ações sejam tomadas de forma correta.

É sempre necessário definir o público alvo do site, o objetivo, os serviços oferecidos, o diferencial para o público. A partir desses e de outros elementos que sejam específicamente relevantes ao projeto, será definida a estrutura do site, a tecnologia empregada e o layout.

De uma forma geral, a primeira impressão que se tem de um site é o visual, depois o visitante busca o conteúdo, por esse motivo o primeiro passo estratégico é definir o design visual do site.

Estrutura

A estrutura do site deve contemplar seu objetivo, tornando a experiência do usuário a mais confortável possível. Deve-se planejar a estrutura de forma que o usuário obtenha facilmente a informação ou serviço desejado.

Layout

O layout deve ser atraente, funcional e comunicativo. A aparência do site não deve ser somente um agregado de elementos gráficos interessantes. É preciso que o layout seja um elo de comunicação com o usuário, que sua linguagem seja condizente com o objetivo do site.

Muitos artistas da web fazem seus sites cheios de animações e figuras, isso além de fazer com que a página fique muito pesada, proporcionando lentidão, também é um ponto negativo se tratando de objetividade, pois o usuário final quer praticidade e muitos sites da web deixam de ser acessados por falta de senso de seus criadores.

Por outro lado o avanço de tecnologias para animações, áudio e imagens para web e o crescimentos do uso da velocidade de transmissão banda larga e o aumento da velocidade, tornam possíveis sites com atributos multimídia, utilizando imagens,animações, áudio e vídeo.

Navegadores

São programas responsáveis por interpretar o conteúdo de um web site, disponibilizando assim a interface com a qual o usuário final irá interagir. O navegador está para o web design assim como o papel está para o jornal. A grande variedade de navegadores e discrepância entre os recursos fez seus próprios criadores caminhar em direção a um padrão comum. Atualmente é indispensável criar sites seguindo os padrões da W3C.

No desenvolvimento do site, ele deverá ser testado em mais de um navegador (Firefox, Internet Explorer, Netscape, e outros), pois o layout do site pode apresentar diferenças em determinados navegadores, e o usuário que navega não entenderá o que está acontecendo.

Padrões

A World Wide Web Consortium é o órgão responsável por estabelecer os padrões de desenvolvimento para a internet. Por meio destes padrões se pode classificar: web sites de acordo com suas características técnicas, indo além do visual e; navegadores, de acordo com sua capacidade em atender aos padrões definidos.

Programas Ultilizados

Existe um leque enorme de programas usados pelos webdesigner. Para construção da parte html, o mais indicado para iniciantes é o uso do Dreamweaver, na parte visual, o editor gráfico vetorial Illustrator, de bitmap Photoshop ou o Fireworks. E se você quer ter um site cheio de animações e mais dinamismo, usar o, também editor vetorial, Flash seria uma boa indicação.

Design editorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Design editorial é uma especialidade do design gráfico que abrange tanto a produção editorial impressa quanto digital. O Design editorial, como um todo, é uma das áreas do Design gráfico intimamente ligadas ao jornalismo.

Tabela de conteúdo

[esconder]

Especializações de design editorial

Design de livros

O design de livros é uma das formas mais antigas de design editorial, considerada uma das áreas definidoras do design gráfico e talvez a base para a estruturação básica de publicações em geral.

Design de jornal

No design de jornal, a diagramação segue o objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais para a diagramação incluem a hierarquização das matérias por ordem de importância.

Design de revista

O design de revistas tem sido uma das área do design gráfico mais influentes do design gráfico contemporâneo. O "pai" do design da revista moderna é Alexey Brodovich e o designer que desconstruiu a revista contemporânea foi David Carson.

Editoração gráfica

Editoração gerenciamento da produção de publicações de caráter periódico e não periódico, como livros, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Mais recentemente, a produção editorial foi elevada a todo tipo de material de comunicação impresso ou eletrônico, reproduzido em gráfica ou em série, como CDs, fitas e até websites e CD-Roms.

Editoração é também uma atividade profissional de jornalismo, Biblioteconomia e design gráfico.

No Brasil, a editoração é também uma das habilitações de cursos de graduação em Comunicação Social. Diferencia-se da Produção Editorial, carreira mais técnica.

Com a evolução da editoração é necessário que o profissional que tenha um conhecimento equilibrado de design gráfico e jornalismo. Hoje, nota-se um aumento de escolas que oferecem o curso de editoração, mas a maioria volta-se para apenas alguns dos muitos aspectos que a editoração abrange.

"Apesar de haver uma proliferação de cursos, eles acabam enfocando a editoração eletrônica, o desenho gráfico (design gráfico) e não a formação de editores com um olhar crítico. Para isso, o aluno precisa de uma formação muito mais ampla indo desde a parte humanística com aulas de literatura, criação de textos até a parte de marketing, que seria a recepção do produto pelo consumidor", diz Plínio Martins Filho, professor da ECA e diretor-presidente da Editora da USP (Edusp).

Lista de Blogs

www.acamosc.blogspot.com

www.sanick.blogspot.com

www.steelcon.blogspot.com